Que produto vamos ver hoje?

Ótimo! E onde ele será instalado?

Quantas duchas e torneiras terão agua aquecida?

Duchas


Torneiras


Quantas pessoas utilizarão agua simultâneamente?

Utilizações simultâneas


Blog

Entendendo o Sistema de Aquecimento Solar

Você já se perguntou como funcionam os aquecedores solares? Como o próprio nome já diz é um sistema que utiliza o calor do Sol para aquecer a água. Mas como exatamente esse sistema funciona?  Ao contrário do que muitos pensam não é tão complicado, veja a seguir:

O sistema tem dois principais componentes que fazem todo o processo:

  • Coletor Solar: Responsável pela coleta e absorção da radiação solar esse componente é fabricado em tubos de vidro.  O coletor é composto por manifold (cabeçote), tubos de vidro e estrutura. Os tubos de vidro são pintados
    com tintas especiais para que a absorção da radiação seja ainda maior.
  • Reservatório: Também chamado de boiler, é fabricado em aço inox ou polipropileno. O reservatório possuí  propriedades térmicas capazes de armazenar água até a temperatura de 90°C por muito tempo.

As placas coletoras fixadas no telhado fazem a absorção do calor do sol o qual aquece a água dentro dos tubos no caso de sistemas de baixa pressão e do manifold no caso de alta pressão. A troca de águas (quente e fria) entre reservatório e coletores obedece as leis da física onde a água mais leve (quente) vai para a parte alta e a mais pesada (fria) para a parte de baixo. Isso ocorre nos casos em que é possível fazer a instalação do reservatório acima do nível dos coletores. Para casos em que não é possível fazer a instalação de tal forma, é instalada uma bomba para forçar essa circulação, baseada no monitoramento das temperaturas das águas do reservatório e das placas por meio de sensores. É importante ressaltar que isso é um circuito fechado, onde a água circula somente entre reservatório e placas e a água do reservatório é distribuída para os diversos pontos da casa.

Junto com o sistema de aquecimento solar, é sempre recomendada a instalação de um sistema auxiliar, podendo este ser um aquecedor a gás ou uma resistência elétrica, para que em caso de o consumo ser maior do que o padrão ou mesmo grandes períodos de dias nublados, não seja sentida a falta da água quente e ela possa ser utilizada  normalmente.

Caso tenha alguma dúvida ou tenha interesse em aderir ao sistema entre em contato conosco. A Abade Aquecimentos é referencia quando o assunto é aquecimento solar em Curitiba, aqui além de encontrar as melhores marcas você encontra mão de obra especializada para realizar a instalação e manutenção.