Como funciona o sistema Fotovoltaico

Placa fotovoltaica
Para transformar energia solar em energia elétrica, utiliza-se: Painéis solares fotovoltaicos que captam raios solares e transformam em energia elétrica de corrente continua.
Para que a energia de corrente continua se transforme em corrente alternada, compatível ao consumo doméstico ou comercial, se faz necessário o uso de um inversor.
Temos ter três maneiras de se montar um sistema fotovoltaico:
ON GRID – OFF GRID – HÍBRIDO

Medidor bidirecional
1° ON GRID – Injetar a energia na rede elétrica. Neste caso usamos medidor bidirecional, que mede a quantidade de energia injetada na rede elétrica. A distribuidora devolve esta energia para o seu consumo, se houver necessidade ela complementa a quantidade de energia que falta; caso contrário ela gera crédito em Kw/h, que pode ser usada por outro usuário. A esta modalidade se da o nome de sistema ON GRID (ligado a rede).
OBS: A distribuidora sempre irá cobrar a taxa mínima de disponibilidade de energia.
2° OFF GRID – Injetar a energia capturada em baterias: neste caso usamos um controlador de cargas que gerencia e controla o processo de carga e descarga de energia do banco de baterias. A energia sai das baterias e vai para o consumo. A esta modalidade se da o nome de sistema OFF GRID (fora da rede).

Controlador de carga
3° HÍBRIDO – dividir a energia capturada entre a rede elétrica e as baterias. Neste caso usamos o sistema completo: Painéis solares fotovoltaicos, inversor, medidor bidirecional, controlador de cargas e banco de baterias. A energia se dividirá em 80% para a rede elétrica, voltando para o consumo; e 20% para as baterias que servirão de apoio caso haja falta da mesma. A esta modalidade se da o nome de sistema HÍBRIDO.
Inversor fotovoltaico Banco de baterias